Hoje li uma conhecida história dos evangelhos, a história de Zaqueu, o coletor de impostos corrupto e de baixa estatura que sobe em uma árvore para ver Jesus no meio de uma multidão e que acaba transformado pela palavra de Jesus. A passagem se encontra em Lucas 19.
Não dá pra saber o que se passava pela cabeça de Zaqueu naquele momento, quando ele estava em cima da árvore vendo Jesus passar, mas quero crer que ele, como muitos outros que os evangelhos descrevem, não tinha completa (ou mesmo nenhuma) noção de quem Jesus era realmente. Mesmo os discípulos mais próximos de Jesus demonstravam não ter plena consciência de qual era sua verdadeira missão, seu papel como Messias. Acredito que era assim com Zaqueu também.
Talvez Zaqueu tenha subido na árvore para ver uma celebridade passar. Jesus já havia se tornado célebre por seus atos, especialmente por seus milagres e por sua pregação. Sua chegada a Jericó foi antecipada por sua fama, e assim uma grande multidão se aglomerou nas ruas para vê-lo. Temos casos semelhantes hoje: por exemplo, quando um grande astro da música visita nossas cidades é comum que pessoas fiquem literalmente acampadas nas portas dos hotéis esperando para vê-lo. Acredito que a atitude de Zaqueu e de muitos naquela multidão não fosse diferente desta: ele queria ver alguém famoso, de quem havia ouvido falar, passando por sua cidade. Mas o que aconteceu naquele dia surpreendeu a todos, a começar pelo próprio Zaqueu.
O sicômoro é uma árvore com galhos fortes e que pode chegar a ser bastante alta, mas acho que a característica que mais se destaca nela é o fato de ser bastante frondosa. Sua copa parece uma mini-floresta, tantas são as suas folhas. Era ali, no meio de um monte de folhas que Zaqueu estava. E surpreendentemente Jesus não apenas olhou para o alto, para a copa do sicômoro, como também enxergou Zaqueu no meio daquelas folhas. Para completar a surpresa, Jesus chamou aquele coletor de impostos pelo nome, convidando-se para o almoço, por assim dizer.
Zaqueu não estava buscando Jesus, o Messias, o Rei do Universo. Mas Jesus estava buscando Zaqueu. Ele conhecia Zaqueu pelo nome, e conhecia toda a sua história, embora Zaqueu provavelmente só conhecesse Jesus através de sua fama de pregador e curador milagroso. Paulo fala a respeito disso em 1 Coríntios 13 quando diz “conhecerei como sou conhecido”.
Nesta passagem Jesus cumpre sua promessa de resgatar o pecador. Antes mesmo que o pecador pense que precisa ser resgatado. E mostra que somos amados, antes mesmo que possamos amar a Deus.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário